Arrebatamento da Igreja, voce quer ir ?

Jesus Voltará Prepare-se para Este acontecimento especial... consagre-se, Santifique-se, Busque ao senhor Enquanto se pode acha-lo.

A FAMÍLIA SEGUNDO O PLANO DE DEUS

 

de H. Wilts

Introdução

Quando nos casamos, minha esposa e eu, como tantos outros casais, recebemos muitas mensagens de felicidades. Num dos cartões, lia-se: ?O casamento é uma bendita instituição que Deus nos preservou do paraíso?. Depois de quase sessenta anos de vida conjugal e familiar, continuo a confirmar a veracidade desta declaração.

Contudo, também aprendi — e pude observar nos outros — que essa bênção não é automática, nem tem garantia duradoura sem que se observem algumas condições. Vivemos num mundo pecaminoso, do qual Satanás é o príncipe. Nesta sociedade estão atuantes toda classe de forças contrárias que instigam nossa natureza pecaminosa e tendem a destruir a vida familiar, causando muitos males. Em minha longa experiência de ensino, seja como professor, seja na obra de evangelização, seja no trabalho missionário, tanto em meu país como no exterior, fui defrontado com muitos problemas familiares. Naturalmente, também li muito sobre o tema. Quando visitava os lares, quando expunha a Palavra nas reuniões ou em conferências sobre o assunto, tinha de responder a muitas perguntas que me eram feitas.

A resposta para os problemas conjugais e familiares de nosso tempo tem de ser procurada na Bíblia. E não somente no Novo Testamento, pois o Antigo Testamento também proporciona muito esclarecimento sobre esse tema. Obviamente, as famílias descritas na Palavra de Deus viviam em épocas e condições muito distintas da nossa. Os usos e costumes eram diferentes. Não podemos simplesmente transportar certas maneiras de agir para o modelo cultural de nossa sociedade, menos ainda aplicá-las ao pé da letra. Ademais, as famílias que nos são apresentadas na Bíblia nem sempre são exemplares.

A Bíblia é um livro verdadeiro. Por meio dela, Deus chama nossa atenção tanto para as atitudes pecaminosas que podem ocorrer na vida familiar como para as boas. Assim também, quanto a este assunto, se aplica o que o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 10:11: ?Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa?.

Ao estudar este tema, reparei outra vez como as muitas instruções desse velho Livro são ainda bem atuais. Nem poderia ser diferente, visto que foi o próprio Deus quem no-lo deu. A Bíblia é para todos os homens, de todas as épocas e de todos os países.

A natureza humana continua a mesma desde o primeiro casal, depois da queda. Todos os homens têm as mesmas tendências pecaminosas capazes de conduzir aos mesmos extravios. Além disso, Satanás ainda é o grande sedutor e homicida, como tem sido desde o princípio (João 8:44). Sempre busca corromper o que Deus dá ao homem para bênção. Isto se aplica particularmente à vida conjugal e familiar.

            Creio que estas considerações farão o leitor compreender a intenção desta série de artigos. Não existe a pretensão de abordar diretamente temas como noivado, matrimônio, sexualidade, planejamento familiar e educação dos filhos. O propósito é apresentar uma série de famílias descritas na Bíblia e, contemplando-as, tirar lições importantes para a vida familiar de nosso tempo. Dessa forma, as considerações referentes à vida conjugal e familiar virão espontaneamente .

            As perguntas propostas no final de cada estudo são para instigar estudo pessoal e aprofundamento no tema. Talvez possam também estimular conversas em família ou, mesmo, servir de referência para grupos de estudo bíblico.