Parque da Ciência é inaugurado em Cidade Tiradentes

 

Moradores da região participa da festa de inauguração do Parque da Ciência que traz mais lazer, diversão e consciência ecológica

Na manhã quente de sábado (22/01), foi um dia perfeito para um passeio ao ar livre, com muita vegetação para amenizar o calor. Foi nesse cenário que o prefeito Gilberto Kassab, na presença de cerca de 400 pessoas, inaugurou em Cidade Tiradentes, o 77º Parque Municipal da cidade, o Parque da Ciência que faz parte do Programa 100 Parques, um projeto lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para ampliar o número de áreas verdes.

O Programa 100 Parques vem ampliando as áreas verdes na cidade desde 2005. Dos 34 já existentes no início da gestão, 43 novos parques foram implantados, contando com o Parque da Ciência. Atualmente, só na Zona Leste já são 20 novos parques. A meta é atingir 100 parques até 2012. O Parque Municipal da Ciência fica na Rua Argote (acesso pela Rua dos Têxteis, altura do nº 1400), no setor Santa Etelvina/Metalúrgico.

Os moradores de Cidade Tiradentes poderão agora contar com mais um espaço verde para diversão, lazer e descanso na Zona Leste. A área possui 187 mil m² com um campo gramado, duas quadras poliesportivas, centro de convivência, bancos e mesas para jogos, além de uma sala multiuso para promoção de educação ambiental e uso da comunidade.

Daniela de Almeida, 19 anos, vendedora, que aproveitou para desfrutar desse novo beneficio ao bairro, com sua filha Eduarda Almeida, de três anos, durante o evento, disse que não tem o costume de frequentar parques. “Agora com toda essa maravilha perto de casa, com certeza, virei sempre”.

Feliz com o evento, a bancaria Adriana Zeferino Celestino, 25 anos, que mora na esquina em frente ao parque se diz satisfeita com o projeto. ”Uma área verde, tranquila e grande como essa, contribui muito para nossa qualidade de vida.”

Preservação da Mata Atlântica

O novo parque, vizinho ao Hospital Municipal Cidade Tiradentes, preserva resquícios de Mata Atlântica e possui exemplares que estão em processo de identificação pela Secretaria do Verde. Algumas espécies de aves que habitam a mata são facilmente vistas, como um casal de Jacuguaçu com filhote, além de pica-pau, tucano do bico verde, sanhaço cinzento, viuvinha, bem-te-vi e sabiá-laranjeira. Além desses, também já foram avistados um gambá e um teiú grande (lagarto).

Após a apresentação do mágico Philip Blue (foto), que fez uma alusão à importância dareciclagem, a Prefeitura recebeu, simbolicamente, 500 mobílias urbanas, como floreiras e lixeiras, produzidas com plástico reciclado, que serão distribuídas em diversos parques e pontos de toda a cidade.

O material é proveniente da campanha GP de Reciclagem Braskem, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Palstivida, que arrecadou 13,5 toneladas de resíduos plásticos. A campanha aconteceu em cinco parques localizados em diferentes regiões da cidade e no Autódromo de Interlagos, durante os três dias da etapa brasileira da Fórmula 1.

Com um olhar mais amadurecido as zeladoras de praças Evalda Pereira Faria, 61, e Ana Lucia da Silva, 60, repararam em cada detalhe do novo parque. O que mais chamou a atenção foram, justamente, as jardineiras e lixeiras doadas. “Gostamos tanto que pensamos até ter uma em casa” (risos).

Texto: Assessoria de Comunicação SubCT

www.ieadnj.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário